Dia Mundial da Enurese 2019

enurese significa urinar na cama de forma involuntária. É uma situação relativamente frequente em crianças, que causa algum desconforto nos pais. Muitas vezes, o problema é ocultado e minimizado. Até aos cinco anos, pode considerar-se ser uma situação relativamente normal, se não houver outro sintoma associado. Nesta idade, 20% das crianças ainda fazem chichi na cama com alguma regularidade. A tendência é que a situação se resolva gradualmente com a idade embora possa, em casos raros, persistir até à idade adulta.

Assim como há crianças que começam a andar ou a falar mais tarde, há outras que deixam de fazer chichi na cama mais tarde. Pode haver um atraso na maturação dos mecanismos que regulam a sensibilidade do cérebro à informação de que a bexiga está cheia ou da hormona que regula a produção de urina ao longo do dia, ou também uma bexiga ainda pequena para conter toda a urina produzida durante a noite. Estas características são frequentemente familiares – os pais ou avós, muitas vezes, também fizeram chichi na cama até tarde.

A criança não tem culpa destes “atrasos” do seu organismo, e como tal não deve ser culpabilizada ou castigada quando ocorrem as perdas de urina. A criança deve ser apoiada, de modo a evitar possíveis compromissos da sua autoestima, desempenho escolar e social, e qualidade de vida. A enurese não tem habitualmente uma origem psicológica, mas pode ser causa de problemas psicológicos.

Na brochura elaborada pela APS, encontrará informação mais detalhada e algumas medidas que poderão ajudar a diminuir o número de noites molhadas.

Se estas medidas não forem suficientes, se os sintomas persistirem com o crescimento da criança ou ainda se houver outros sintomas associados como dor ao urinar, perdas de urina durante o dia, muita sede, a criança deve ser observada pelo médico assistente. Este verificará se existe outra situação associada ou se poderá beneficiar de algum tratamento adicional.

A enurese é uma situação comum na infância.
A criança não é culpada.
O impacto na vida familiar pode ser significativo. Importa estar atento e actuar para minimizar os efeitos.

Subscreva a nossa newsletter!

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • (+351) 211 316 527

Membro associado da
© Copyright 2020 - Associação Portuguesa de Sono. Todos os direitos são reservados.