Notícias

Associação Portuguesa do Sono recebe Menção Honrosa da World Sleep Society pelas atividades do Dia Mundial do Sono 2017

Durma bem, desfrute a vida

A Associação Portuguesa do Sono (APS) recebeu uma menção honrosa da organização World Sleep Society pelo conjunto de atividades que promoveu em torno das comemorações do Dia Mundial do Sono, este ano subordinado ao lema DURMA BEM, DESFRUTE A VIDA

O Dia Mundial do Sono é assinalado na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera. Surge como uma data que pretende sensibilizar para a importância do sono, em particular alertar para que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode ser melhorada, mas que para o conseguir é fundamental o prévio reconhecimento da importância do sono para a saúde e bem-estar.

A campanha da APS em torno do lema DURMA BEM, DESFRUTE A VIDA foi feita numa perspetiva positiva: como nos corre a vida se dormirmos bem? O eixo central foi a produção de um video sobre os cuidados do sono com as crianças, adolescentes e adultos em aspetos tão diversos como o brincar, aprender, trabalhar, conduzir ou namorar. E, das quase 200 iniciativas de todo o globo sujeitas a apreciação, a proposta apresentada foi distinguida com uma Menção Honrosa e será uma das apresentadas na Cerimónia Mundial a ter lugar no Congresso World Sleep 2017, no dia 8 de outubro, em Praga, onde se reúnem todos os grandes especialistas da área.

Para a APS, uma associação sem fins lucrativos que tem por fim todas as ações que visem a investigação, desenvolvimento e divulgação dos temas relativos ao estudo do sono e das suas perturbações, esta Menção Honrosa constitui um verdadeiro incentivo para a continuidade do trabalho que tem vindo a desenvolver no sentido de aumentar a sensibilização geral para a enorme importância do sono ao longo do ciclo da vida. 

A APS produziu um vídeo com uma forte mensagem de sensibilização para as consequências do dormir bem ou mal, que foi divulgado junto da população em geral, por canais televisivos generalistas, em hospitais, centros de saúde e outros prestadores de cuidados de saúde, na rede de Farmácias Holon e em redes sociais.

Ainda no âmbito da efeméride, foi distribuída informação validada cientificamente pela APS, como um guia sobre a Apneia do Sono (produzido com o apoio da Vitalaire) com indicação dos factores de risco, diagnóstico, complicações e tratamento da apneia do sono nos adultos e crianças; distribuíram-se cartazes e flyers sobre a higiene do sono da criança e adolescente; foram produzidos e distribuídos, pelo Grupo Farmácias Holon, flyers sobre a higiene do sono que incluíam um questionário sobre sono.

DURMA BEM, DESFRUTE A VIDA.
O sono, tão importante quanto a nutrição ou o exercício físico, tem impacto sobre todos os aspectos da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas.

A qualidade do sono tem impacto desde as doenças naturais, às perturbações psicológicas e sendo um pilar fundamental da saúde, vai ter consequências na energia com que se enfrenta cada dia. A importância de um bom sono, está presente na necessidade de dormir bem para poder aproveitar plenamente os momentos bons da vida.

Desde que se é um recém-nascido até às idades mais velhas, quando se brinca ou trabalha, na companhia da família ou de amigos, em viagem de lazer ou de negócios,... a qualidade de vida de quem dorme bem, é maior.

Mas há esperança! Muitos dos problemas relacionados com perturbações do sono podem ser tratados ou minimizados e o primeiro passo para desfrutar a vida é reconhecer a importância de um bom sono.


DURMA BEM, DESFRUTE A VIDA.
VÍDEO DISPONÍVEL AQUI